sábado, 26 de junho de 2010

Moção de repúdio a postura chantagista da UNE no EFEPe 2010.

O centro acadêmico de geografia Sueli do Nascimento repudia as atitudes desmoralizantes dos representantes da UNE no Encontro Fluminense dos Estudantes de Pedagogia. Devido a sua localização em universidades particulares no Rio, a UNE tentou a todo custo estigmatizar os estudantes de universidades públicas como filhos da classe média, de “playboy’s” e de não-trabalhadores. Utilizando-se do mérito de ter convidado os estudantes de pedagogia das particulares, a UNE tentou constantemente chantagear estes para votar em seus “colegas de universidade”, jogando fora todo debate político acumulado sobre as políticas precarizantes e privatistas da educação do governo Lula.
Porém a intencionalidade destas acusações era de criar uma barreira entre os estudantes, visto que o movimento estudantil de pedagogia divergiu severamente dos programas neoliberais para educação do governo Lula, aos quais a UNE tanto defende. O rompimento se tornou claro, tendo inclusive estudantes que entraram pelo Prouni contrários ao programa.
O distanciamento do movimento estudantil da UNE se tornou evidente também na tentativa de esvaziamento e implosão da plenária final. Sobre falsas acusações e insinuações desmoralizantes foi votada a nova executiva estadual de pedagogia, que havia sido implodida pela própria UNE há anos atrás.
A conclusão extraída é que a caráter chantagista e desmoralizante da UNE só prova que ela não representa mais o interesse dos estudantes e que o debate político é muito mais rico e plural do que forjar intrigas.
CA GEO Sueli do Nascimento - FEBF
Gestão: Pro Dia Nascer Feliz

Nenhum comentário: