segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Considerações da ExFEPe a cerca do 13º FoNEPe


O XIII FoNEPe realizado na Universidade Federal de Tocantins, nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, com o tema Movimento Estudantil: Lutas para Formação, Avaliação e Valorização do Pedagogo, contou com a participação de estudantes de todas as regiões do país, caracterizando um espaço de importantes discussões.

A Executiva Fluminense de Estudantes de Pedagogia considera importante ressaltar a ótima organização garantida pela sede, que a todo o momento, esteve disposta a dialogar com @s participantes, trabalhando incansavelmente e proporcionando, de fato, excelentes espaços de discussões e debates.

Vale ressaltar, o avanço da Executiva Nacional, que participou ativamente da construção deste Fórum, convidando palestrantes para as mesas que expressaram a posição acumulada pelo movimento estudantil de pedagogia. Nesse sentido, foi possível aprofundar o debate acerca das temáticas, implicando uma prática combativa na base do movimento de pedagogia, que deve ser impulsionada pelos C.As e D.As das universidades.

Além dos excelentes espaços de discussão e deliberação, tivemos uma noite de atividade cultural, onde foi possível uma interação entre os estudantes de todos os estados. Mais uma vez, a sede do encontro, expressou seu caráter democrático, “abrindo” o microfone para @s estudantes que desejassem contribuir com o lual, tornando a noite ainda mais bonita.

Gostaríamos de apontar a importância de termos conseguido organizar a creche, durante o FoNEPe, com o apoio da sede e da ExNEPe, impulsionando a participação de estudantes mães nos encontros. Estiveram presentes seis crianças, que participaram de atividades lúdicas, ao longo das realizações das mesas. A organização da creche contou com o rodízio de estudantes que se dedicaram a mesma, sem prejudicar a sua participação no encontro. Um verdadeiro exemplo que deve ser seguido nos próximos Fóruns e Encontros.

A delegação de nosso estado foi a mais numerosa tanto em quantidade, quanto em número de delegados, que representaram as seguintes universidades: UFF, FEBF, UERJ, UNIRIO, UFRJ. O Rio de Janeiro apresentou uma coesão e participação efetiva em todos os espaços do Fórum, contribuindo para o avanço das discussões do MEPe a nível nacional, possibilitando o fortalecimento efetivo deste no bojo do nosso estado.

Esperamos continuar colaborando, enquanto executiva, tanto na organização, quanto na participação nos debates em tais eventos, e, sabemos, que nossa maior contribuição se faz no dia-a-dia de luta em nossas universidades. Entendendo a importância desses espaços, convidamos a tod@s @s estudantes a participar cada vez mais das discussões e das lutas, em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

2 comentários:

MULHER BÁSICA disse...

Fortalecendo cada dia mais a ExFEPe e o MEPe... Creche nos encontros é possível sim e eu estava lá pra contribuir!!!!
Combatendo sempre o oportunismo delinqüente!!! Pedagogia!!!!

Di! disse...

Cadê o resto dos posts?EIMMM?XD